Clésio Salvaro é alvo de buscas contra possível esquema de corrupção

Gaeco investiga contratos públicos firmados pela Prefeitura de Criciúma em 2018.

Por Redação

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, na manhã desta terça-feira, dia 10, duas operações simultâneas contra supostos crimes contra a administração pública. Ambas investigam contratos públicos firmados pela Prefeitura de Criciúma em 2018. Ao todo, estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, em residências e setores da prefeitura. O ex-prefeito, Clésio Salvaro (PSD), foi um dos alvos.

A operação visa desarticular um suposto esquema estruturado de fraudes em licitações e contratos de limpeza urbana. Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em dois estados. As diligências ocorrem nas cidades de Criciúma, Balneário Rincão, Forquilhinha e em Curitiba, no Paraná.

A operação foi nomeada como "Varredura", fazendo alusão ao objetivo central das investigações: contratos de limpeza urbana do Município. As apurações indicam a participação de agentes públicos e empresários, além de possíveis práticas criminosas voltadas ao direcionamento de certames e ao favorecimento de determinadas empresas.

As investigações apontam indícios de conluio entre empresas concorrentes, formação irregular de consórcios, sobreposição de contratos e pagamentos indevidos. Os elementos reunidos até o momento sugerem que os atos tinham como objetivo frustrar a competitividade das licitações, possibilitando a contratação reiterada de um mesmo grupo empresarial.

Também foi identificada a celebração recorrente de contratos emergenciais sem respaldo fático ou jurídico, o que pode ter causado prejuízos significativos aos cofres públicos. Entre os fatos apurados, constam ainda possíveis vínculos pessoais, societários e financeiros entre agentes públicos e empresários beneficiados.

Há, ainda, indícios de ocultação da real dinâmica contratual e financeira, levantando a suspeita da prática de crimes contra a administração pública, como corrupção, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.

Com a deflagração da Operação Varredura, busca-se desarticular o núcleo das irregularidades, individualizar as responsabilidades e restabelecer a legalidade, a transparência e a moralidade na gestão dos serviços públicos essenciais do Município.

As investigações tramitam sob sigilo e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver publicidade dos autos.

Recomendados para você

Bandidos armados invadem residência, rendem vítimas e roubam joias e dinheiro

Bandidos armados invadem residência, rendem vítimas e roubam joias e dinheiro

Apesar do susto as vítimas passam bem.

Novo decreto da Prefeitura aumenta rigor nas medidas de isolamento social em Criciúma

Novo decreto da Prefeitura aumenta rigor nas medidas de isolamento social em Criciúma

Isolamento segue.

Coronavírus em SC: o que abre e fecha nos próximos sete dias

Coronavírus em SC: o que abre e fecha nos próximos sete dias

Governo de SC decretou situação de emergência e anunciou drásticas medidas para todo o território