
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, na manhã desta terça-feira, dia 10, duas operações simultâneas contra supostos crimes contra a administração pública. Ambas investigam contratos públicos firmados pela Prefeitura de Criciúma em 2018. Ao todo, estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, em residências e setores da prefeitura. O ex-prefeito, Clésio Salvaro (PSD), foi um dos alvos.
A operação visa desarticular um suposto esquema estruturado de fraudes em licitações e contratos de limpeza urbana. Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em dois estados. As diligências ocorrem nas cidades de Criciúma, Balneário Rincão, Forquilhinha e em Curitiba, no Paraná.
A operação foi nomeada como "Varredura", fazendo alusão ao objetivo central das investigações: contratos de limpeza urbana do Município. As apurações indicam a participação de agentes públicos e empresários, além de possíveis práticas criminosas voltadas ao direcionamento de certames e ao favorecimento de determinadas empresas.
As investigações apontam indícios de conluio entre empresas concorrentes, formação irregular de consórcios, sobreposição de contratos e pagamentos indevidos. Os elementos reunidos até o momento sugerem que os atos tinham como objetivo frustrar a competitividade das licitações, possibilitando a contratação reiterada de um mesmo grupo empresarial.
Também foi identificada a celebração recorrente de contratos emergenciais sem respaldo fático ou jurídico, o que pode ter causado prejuízos significativos aos cofres públicos. Entre os fatos apurados, constam ainda possíveis vínculos pessoais, societários e financeiros entre agentes públicos e empresários beneficiados.
Há, ainda, indícios de ocultação da real dinâmica contratual e financeira, levantando a suspeita da prática de crimes contra a administração pública, como corrupção, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
Com a deflagração da Operação Varredura, busca-se desarticular o núcleo das irregularidades, individualizar as responsabilidades e restabelecer a legalidade, a transparência e a moralidade na gestão dos serviços públicos essenciais do Município.
As investigações tramitam sob sigilo e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver publicidade dos autos.