Plano de Desenvolvimento: moradores de Santa Rosa do Sul apresentam ideias em workshop

Ao todo, moradores de 11 cidades do Extremo Sul já participaram dos encontros

Por Tcharlles Fernandes

O exercício de pensar o município para os próximos dez anos chegou a Santa Rosa do Sul. Os moradores do município participaram, na tarde desta terça-feira (14/06), do primeiro workshop visando a construção do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, encabeçado pela Unesc, Amesc e Sebrae/SC. 

Assim como nas outras cidades, os moradores responderam três perguntas: quais as principais dificuldades e desafios que a cidade encontra atualmente? Quais as principais potencialidades do município para a região? E, por fim: quais são os seus sonhos para região (possíveis novas vocações para o município)? “A Unesc enquanto Universidade Comunitária está fazendo este trabalho de contribuição com o desenvolvimento da região. Agradecemos a  todos que se dispuseram a estar conosco nesta tarde. Nós ajudamos, mas quem dá o encaminhamento são os moradores. Queremos entender o que Santa Rosa do Sul tem para nos mostrar enquanto potencialidade para o seu desenvolvimento”, fala a coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Melissa Watanabe.

O secretário geral de Governo Municipal de Santa Rosa do Sul, Edson de Oliveira Borba, destaca a importância da elaboração do Plano de Desenvolvimento. “Em nome da nossa Administração e de todo o município, precisamos agradecer esta parceria com a Unesc, a Amesc e o Sebrae/SC. Agradecemos a todos que participaram nesta tarde. Todos que falaram deixar o registro de uma Santa Rosa que é sonhada e que muito trabalho um dia será realizado”, cita.

Uma das moradoras que apresentou ideias foi a diretora da Apae de Santa Rosa do Sul, Andreia Sotero. “A nossa cidade precisa de emprego e renda, mobilidade urbana, e eu ainda acrescento ainda a preocupação com a acessibilidade, porque pessoas que têm alguma deficiência não conseguem acessar em alguns locais. A nossa preocupação enquanto representante das pessoas com deficiência, é que se coloque a acessibilidade garantida a todos”, diz.

O meio ambiente também entrou em pauta durante o encontro. “Vamos defender a nossa lagoa. O que nos preocupa é o futuro da água. Peço ajuda a todos porque este tema é muito sério e queremos que Santa Rosa cresça, mas que se pense na água também”, comenta o morador, Anselmo Cabral. 

Municípios que já realizaram o workshop:

Jacinto Machado;

Timbé do Sul;

Balneário Gaivota;

Meleiro;

Arroio do Silva;

Araranguá;

Sombrio; 

Morro Grande;

Turvo;

São João do Sul;

Santa Rosa do Sul.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Recomendados para você

A importância dos primeiros socorros nas escolas

A importância dos primeiros socorros nas escolas

Os interessados devem entrar em contato com o profissional pelo telefone 48 9 9112-9242.

Médicos de Criciúma participam de missão humanitária com refugiados sírios

Médicos de Criciúma participam de missão humanitária com refugiados sírios

Os profissionais estão fazendo atendimentos e prestando solidariedade à população.

Iniciadas as inscrições para a bolsa Uniedu

Iniciadas as inscrições para a bolsa Uniedu

Interessados podem acessar o site da Unesc ou tirar dúvidas na Centac.