Plano de Desenvolvimento: moradores de Santa Rosa do Sul apresentam ideias em workshop

Ao todo, moradores de 11 cidades do Extremo Sul já participaram dos encontros

Por Tcharlles Fernandes

O exercício de pensar o município para os próximos dez anos chegou a Santa Rosa do Sul. Os moradores do município participaram, na tarde desta terça-feira (14/06), do primeiro workshop visando a construção do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, encabeçado pela Unesc, Amesc e Sebrae/SC. 

Assim como nas outras cidades, os moradores responderam três perguntas: quais as principais dificuldades e desafios que a cidade encontra atualmente? Quais as principais potencialidades do município para a região? E, por fim: quais são os seus sonhos para região (possíveis novas vocações para o município)? “A Unesc enquanto Universidade Comunitária está fazendo este trabalho de contribuição com o desenvolvimento da região. Agradecemos a  todos que se dispuseram a estar conosco nesta tarde. Nós ajudamos, mas quem dá o encaminhamento são os moradores. Queremos entender o que Santa Rosa do Sul tem para nos mostrar enquanto potencialidade para o seu desenvolvimento”, fala a coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Melissa Watanabe.

O secretário geral de Governo Municipal de Santa Rosa do Sul, Edson de Oliveira Borba, destaca a importância da elaboração do Plano de Desenvolvimento. “Em nome da nossa Administração e de todo o município, precisamos agradecer esta parceria com a Unesc, a Amesc e o Sebrae/SC. Agradecemos a todos que participaram nesta tarde. Todos que falaram deixar o registro de uma Santa Rosa que é sonhada e que muito trabalho um dia será realizado”, cita.

Uma das moradoras que apresentou ideias foi a diretora da Apae de Santa Rosa do Sul, Andreia Sotero. “A nossa cidade precisa de emprego e renda, mobilidade urbana, e eu ainda acrescento ainda a preocupação com a acessibilidade, porque pessoas que têm alguma deficiência não conseguem acessar em alguns locais. A nossa preocupação enquanto representante das pessoas com deficiência, é que se coloque a acessibilidade garantida a todos”, diz.

O meio ambiente também entrou em pauta durante o encontro. “Vamos defender a nossa lagoa. O que nos preocupa é o futuro da água. Peço ajuda a todos porque este tema é muito sério e queremos que Santa Rosa cresça, mas que se pense na água também”, comenta o morador, Anselmo Cabral. 

Municípios que já realizaram o workshop:

Jacinto Machado;

Timbé do Sul;

Balneário Gaivota;

Meleiro;

Arroio do Silva;

Araranguá;

Sombrio; 

Morro Grande;

Turvo;

São João do Sul;

Santa Rosa do Sul.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Recomendados para você

Professor da Unesc faz parte de grupo global que definirá diretrizes de segurança do Metaverso

Professor da Unesc faz parte de grupo global que definirá diretrizes de segurança do Metaverso

Gustavo Borges é o único da América Latina a compor equipe consultiva de especialistas, no Fórum Econômico Mundial.

Escola Lumiar terá sua primeira unidade catarinense na Cidade Inteligente Criciúma

Escola Lumiar terá sua primeira unidade catarinense na Cidade Inteligente Criciúma

A partir de 2023, instituição traz conceito “Glocal”, ensino bilíngue em período integral com metodologia de ensino considerada entre as mais inovadoras do mundo pela Unesco.

Unesc sedia 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Criciúma com mais de 500 participantes

Unesc sedia 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Criciúma com mais de 500 participantes

Direitos, avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS foram os temas abordados.