Professor da Unesc faz parte de grupo global que definirá diretrizes de segurança do Metaverso

Gustavo Borges é o único da América Latina a compor equipe consultiva de especialistas, no Fórum Econômico Mundial.

Por Tcharlles Fernandes

Com grande atuação em mídias sociais, direitos humanos e políticas de segurança online, o professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc e do curso de Direito, Gustavo Borges, foi escolhido para participar do grupo consultivo de especialistas da Global Coalition for Digital Safety (Coalizão Global para Segurança Digital). Borges é o único da América Latina a compor a seleção de profissionais e faz parte da equipe que definirá as diretrizes do Metaverso a serem apresentadas no World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial), em Davos, na Suíça, em 2023.

A Global Coalition for Digital Safety é uma plataforma público-privada para cooperação global e de várias partes interessadas para desenvolver inovações e colaborações avançadas que lidam com conteúdo e conduta online e conta com três grandes focos: princípios globais para a segurança digital, kit de ferramentas para intervenções e inovações de design de segurança digital e estrutura de avaliação de riscos de segurança digital.

“Nestes 54 anos, a Unesc, que é reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) tem importante papel na sociedade com forte destaque nacional e internacional. Com o grande compromisso de melhorar as condições de vida das pessoas e a vida em sociedade, a Universidade participa ativamente de importantes debates. E esse é um espaço muito importante que vai trazer ações enriquecedoras. Estamos muito felizes em ter um professor da Unesc sendo destaque e levando a nossa Universidade a diferentes patamares e fundamentais debates como esse, que é o Metaverso”, enalteceu a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Para o professor, é uma honra fazer parte desse grupo composto por pessoas de vários países que vão apresentar um relatório sobre o Metaverso, no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, no início do próximo ano. “Estamos definindo, em conjunto, as atividades a serem realizadas. Esse grupo, composto por cerca de 50 pessoas, conta com lideranças globais, presidentes e representantes de empresas e de mídias sociais”, comentou o professor, que integra, como Consultor Externo, a equipe Governança do Metaverso.

Segundo ele, o foco do grupo é dar viabilidade e buscar soluções ou políticas para tornar o Metaverso seguro. Esse tema, que busca unir o mundo real e virtual, é um dos grandes assuntos da atualidade. “Como já pesquiso sobre o Metaverso e direitos humanos estou nesse grupo, o que é motivo de muito orgulho. Nossos encontros serão mensais”, destacou Borges.

O que é o Fórum?

O Fórum Econômico Mundial (FEM) é uma organização internacional localizada em Genebra, na Suíça, responsável pela organização de encontros anuais com a participação e colaboração de líderes mundiais, economistas importantes, investidores, empresários, e figuras de destaque nos meios econômico, político e social. Os encontros são realizados, em sua maioria, na cidade suíça de Davos e, em razão disso, também são conhecidos como Fórum de Davos.

Segundo os próprios organizadores, o principal objetivo do Fórum Econômico Mundial é “melhorar a situação do mundo”, por meio de ações tomadas e executadas por líderes mundiais, grandes economistas, investidores e empresários.

O Fórum prioriza basicamente três pontos em relação às questões mundiais: a economia, a política e as relações sociais. Alguns exemplos de personalidades que já participaram do FEM são Nelson Mandela, Bill Gates, e astros de Hollywood, como Angelina Jolie e Leonardo di Caprio, que defendem questões sociais e ambientais.

Recomendados para você

Jornada de Inovação é concluída com progressos em empresas e organizações regionais

Jornada de Inovação é concluída com progressos em empresas e organizações regionais

Participantes compartilharam os resultados da iniciativa criada para fortalecer o ecossistema inovador de Orleans.

Escola bilíngue abre 25 vagas para professores em Criciúma

Escola bilíngue abre 25 vagas para professores em Criciúma

Primeira unidade da Lumiar em Santa Catarina será construída na Cidade Inteligente Criciúma e inicia as atividades letivas em fevereiro de 2023.

Plano de Desenvolvimento: moradores de Santa Rosa do Sul apresentam ideias em workshop

Plano de Desenvolvimento: moradores de Santa Rosa do Sul apresentam ideias em workshop

Ao todo, moradores de 11 cidades do Extremo Sul já participaram dos encontros