Fotógrafo do Museu de Zoologia da Unesc registra pássaro raro no Parque das Nações

Trabalho de Arlindo Pizzolo atraiu diversos fotógrafos para o local.

Por Tcharlles Fernandes

Um pássaro com tamanho que varia de 12 a 15 centímetros, que viaja em torno de 2,5 mil quilômetros em um voo sem paradas, foi registrado pela primeira vez no Sul do Brasil no Parque das Nações, em Criciúma. A imagem da ave Mariquita-de-perna-clara (Setophaga striata), é de autoria do fotógrafo Arlindo Pizzolo.

O trabalho faz parte do projeto Recanto das Aves, uma iniciativa do Museu de Zoologia da Unesc, que visa apresentar uma exposição fotográfica das diversas aves que frequentam o Parque em busca de alimentação, descanso, proteção contra predadores e locais para construir ninhos.

“O Recanto das Aves representa um importante passo na valorização e preservação da nossa biodiversidade. Por meio das lentes de fotógrafos dedicados, como Arlindo Pizzolo, documentamos as aves que encontram refúgio em nosso Parque. Este registro não só enriquece o conhecimento científico, mas também desperta o interesse e a consciência da comunidade para a importância da conservação ambiental. A exposição fotográfica permitirá que visitantes e moradores conheçam de perto a beleza e a diversidade das aves que habitam ou passam pelo Parque das Nações. Esperamos que este projeto inspire outros a se envolverem na proteção dos nossos recursos naturais e a apreciarem a incrível biodiversidade que temos o privilégio de abrigar”, relata a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O registro da Mariquita-de-perna-clara por Pizzolo chamou a atenção da comunidade fotográfica que, desde a divulgação das imagens, se dirigem à Criciúma na busca por capturar fotos da Mariquita-de-perna-clara.

“A Unesc é uma Instituição de ensino comprometida em educar, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida. O Museu de Zoologia no Parque das Nações desenvolve ações educativas e de pesquisas que contribuem para o conhecimento e a preservação da fauna, e nesse caso  resultando em novas descobertas reforçam a missão”, relata a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Gaidzinski.

Em breve a instalação do Museu de Zoologia no Parque das Nações será inaugurada oficialmente. O projeto ocorre por meio da parceria entre a Unesc e a Prefeitura de Criciúma e tem o objetivo de contribuir com o turismo cultural da cidade e da região, além de potencializar as ações de educação e a conscientização ambiental.

O presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Marcos Mendonça, afirma que a cidade só tem a ganhar com a presença do Museu de Zoologia da Unesc no Parque das Nações. “Este equipamento engrandecerá ainda mais o conceito de capital catarinense dos parques urbanos. Estes locais são incentivadores da prática esportiva, recreativa e educativa, além de abrigar eventos culturais e entretenimento em geral”, fala.

A emoção do raro registro

O autor da foto rara, Arlindo Pizzolo ressalta que o registro é como receber um prêmio, já que é o primeiro na região Sul do Brasil. “Como se diz na linguagem da fotografia, foi o ‘lifer’ mais importante. É muito gratificante, mesmo”, diz. 

Ele conta que a princípio dava a impressão de ser um pardal, muito comum. “Fiz uma foto apenas, pois saiu momentaneamente, porém, ao chegar em casa fui ver o registro e identificar o achado, quando tive a certeza de ser uma ave raríssima, a Mariquita-de-perna clara, vinda de muito longe. Depois de publicar no Instagram,  o fato repercutiu muito e o parque recebeu muitos fotógrafos de todo estado”, relata.

Recomendados para você

Governo do Estado oficializa repasse para ampliação da Clínica de Medicina da Unesc

Governo do Estado oficializa repasse para ampliação da Clínica de Medicina da Unesc

Com a ampliação dos espaços, expectativa é de que o número anual de atendimentos chegue a 180 mil.

Prepara Enem: Colégio Unesc oferece aulões gratuitos divididos por áreas do conhecimento

Prepara Enem: Colégio Unesc oferece aulões gratuitos divididos por áreas do conhecimento

As aulas ocorrerão no Auditório Ruy Hülse em cinco datas.

Unesc lamenta o falecimento de Thati Teixeira, colaboradora da Universidade e ex-vereadora de Criciúma

Unesc lamenta o falecimento de Thati Teixeira, colaboradora da Universidade e ex-vereadora de Criciúma

Psicopedagoga atuava no Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) desde maio de 2022.