Na tarde desta segunda-feira, dia 27, dois criminosos foram flagrados furtando em uma residência localizada na comunidade de Rio Cedro Médio, interior de Nova Veneza. Na sequência, os bandidos saíram em fuga e foram acompanhados por moradores que se comunicaram pela “rede de vizinhos”. Os indivíduos fugiram em direção ao distrito de São Bento Baixo.
Ao entrarem com o veículo em uma rua sem saída, abandonaram o carro e fugiram a pé por uma plantação de batata. Logo em seguida, foram localizados e detidos por moradores da comunidade de Linha Reta.
A Polícia Militar foi acionada e prendeu em flagrante os dois criminosos. A ficha criminal dos bandidos somam exatos 95 boletins de ocorrência.
No veículo, que possuí registro de furto, foi encontrado uma TV, furtada momentos antes. A dupla foi encaminhada para delegacia de Polícia Civil.
A rede de vizinhos
O programa Rede de Vizinhos foi institucionalizado pela Polícia Militar de Santa Catarina em 2016.
O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, reunindo vizinhos de uma determinada localidade.
Após implantada a rede a PM entrega placas de identificação nas residências participantes e cria um grupo no Whatsapp, lá os vizinhos tem a função de comunicar se algo suspeito é visto. A PM é inclusa no grupo e também tem a função de repassar informações aos participantes.
Hoje em Nova Veneza aproximadamente 350 casas participam do Programa no Distrito de Caravaggio, 100 no Centro e bairros próximos, 132 no São Bento Baixo e 35 no São Bento Alto.
No total são quase 700 participantes que fazem parte da Rede em Nova Veneza. “O programa busca aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a isenção de perigo físico das pessoas e do patrimônio, logo, quanto mais bairros aderirem melhor é a segurança no município”, ressaltou o coordenador do programa em Nova Veneza, sargento Galvão.
Fonte: Portal Veneza