Após furto, bandidos são presos com auxílio de moradores que participam da Rede de Vizinhos

Juntos, os criminosos somam 95 passagens pela polícia.

Por Redação

Na tarde desta segunda-feira, dia 27, dois criminosos foram flagrados furtando em uma residência localizada na comunidade de Rio Cedro Médio, interior de Nova Veneza. Na sequência, os bandidos saíram em fuga e foram acompanhados por moradores que se comunicaram pela “rede de vizinhos”. Os indivíduos fugiram em direção ao distrito de São Bento Baixo.

Ao entrarem com o veículo em uma rua sem saída, abandonaram o carro e fugiram a pé por uma plantação de batata. Logo em seguida, foram localizados e detidos por moradores da comunidade de Linha Reta.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu em flagrante os dois criminosos. A ficha criminal dos bandidos somam exatos 95 boletins de ocorrência.

No veículo, que possuí registro de furto, foi encontrado uma TV, furtada momentos antes. A dupla foi encaminhada para delegacia de Polícia Civil.

A rede de vizinhos

O programa Rede de Vizinhos foi institucionalizado pela Polícia Militar de Santa Catarina em 2016.

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, reunindo vizinhos de uma determinada localidade.

Após implantada a rede a PM entrega placas de identificação nas residências participantes e cria um grupo no Whatsapp, lá os vizinhos tem a função de comunicar se algo suspeito é visto. A PM é inclusa no grupo e também tem a função de repassar informações aos participantes.

Hoje em Nova Veneza aproximadamente 350 casas participam do Programa no Distrito de Caravaggio, 100 no Centro e bairros próximos, 132 no São Bento Baixo e 35 no São Bento Alto.

No total são quase 700 participantes que fazem parte da Rede em Nova Veneza. “O programa busca aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a isenção de perigo físico das pessoas e do patrimônio, logo, quanto mais bairros aderirem melhor é a segurança no município”, ressaltou o coordenador do programa em Nova Veneza, sargento Galvão.

Fonte: Portal Veneza

Recomendados para você

Bandidos assaltam relojoaria em Nova Veneza

Bandidos assaltam relojoaria em Nova Veneza

Três assaltantes armados roubaram uma relojoaria no final da manhã desta terça-feira, dia 20,...

Após tentativa de homicídio, criminosos são presos

Após tentativa de homicídio, criminosos são presos

Por volta das 23h da noite desta sexta-feira, dia 9, a Polícia Militar foi acionada para...

Criminosos invadem pub

Criminosos invadem pub

Um pub localizado na Rodovia José Spílere, em Nova Veneza, foi invadido por bandidos na...