Ameaça de falta de medicamentos e dívida de R$ 100 milhões na saúde de SC

A questão é preocupante.

Por Tcharlles Fernandes

Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina solicitaram audiência emergencial com secretário da Saúde André Motta Ribeiro para tratar da dramática situação da rede privada e filantrópica

A Associação dos Hospitais de Santa Catarina e a Federação dos Hospitais encaminharam um documento ao secretário da Saúde, André Motta Ribeiro pedindo uma reunião emergencial para análise da dramática, e até desesperadora situação da rede hospitalar privada e filantrópica.

Estão alertando o governo para a grave ameaça de falta de medicamentos em hospitais e clínicas, em decorrência da grande demanda dos últimos dias e, sobretudo, em função da elevação, em muitos casos absurda, nos preços dos insumos médicos e hospitalares.

As duas entidades destacam a carência do kit intubação. Dizem: “Estamos com dificuldades de acessar os medicamentos no mercado, seja pela indisponibilidade, seja pelo custo”.

Acentua mais adiante:

“Diante da gravidade do momento e da impossibilidade do atual estoque, insuficiente para o atendimento dos atendimentos para pacientes com Covid-19, e também as demais enfermidades, precisamos que o governo atue para regularizar esta situação.”

A rede hospitalar particular e filantrópica queixa-se do governo de outra situação: o não pagamento pela assistência já prestada aos pacientes.

A dívida total está hoje em 100 milhões de reais e refere-se a dois meses de atraso.

Outro dilema: o Ministério da Saúde anunciou que não vai habilitar novos leitos de UTI, além dos 200 da última semana. Isto significa que a rede privada não se dispõe a ampliar os leitos para Covid-19 pela falta de perspectiva de pagamento pela assistência.

As duas entidades tem um diagnóstico para o cenário catastrófico: falta de planeamento do governo estadual.

Recomendados para você

Diocese de Criciúma anuncia transferências no clero, criação de novas paróquias e ordenações para 2026

Diocese de Criciúma anuncia transferências no clero, criação de novas paróquias e ordenações para 2026

Entre as mudanças, novos párocos e seminários, Diocese define novos rumos pastorais e espirituais para o próximo ano.

Câmara dos Deputados diz que é mentira que deputada Júlia Zanatta usou dinheiro público para contratar nutricionista

Câmara dos Deputados diz que é mentira que deputada Júlia Zanatta usou dinheiro público para contratar nutricionista

Segundo a câmara, trata-se de Fake News a matéria divulgada pelo Intercept Brasil.

Diretor financeiro de Universidade de Criciúma estaria ocultando bens para Rogério Cizeski, aponta juiz

Diretor financeiro de Universidade de Criciúma estaria ocultando bens para Rogério Cizeski, aponta juiz

Zanoni dos Santos Elias teria, através de sua empresa, ocultado bens que seriam do empresário Rogério Cizeski.