Deputada Júlia Zanatta propõe abertura automática de processo de impeachment de ministro do STF

O projeto de lei da parlamentar Júlia Zanatta sugere descentralizar o procedimento, que depende da aprovação do presidente do Senado.

Por Tcharlles Fernandes

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) apresentou na última segunda-feira, 26, um projeto de lei (PL) que sugere que processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam automaticamente iniciados se a maioria do Congresso Nacional assinar.

Atualmente, a legislação determina que o processo de impeachment deve ser aberto pelo presidente do Senado Federal. Ao longo das últimas legislaturas, dezenas de pedidos ficaram engavetados pelos sucessivos presidentes do Senado.

O atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por exemplo, impediu a votação de diversos pedidos contra Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso, presidente do STF.

De acordo com o PL de Júlia Zanatta, a atual redação da lei sobre o tema permite "eventuais bloqueios institucionais, impedindo que a vontade expressa da maioria do Congresso Nacional seja atendida.

O projeto de lei propõe alterar a Lei 1.079, de 10 de abril de 1950, que trata dos crimes de responsabilidade, para permitir a abertura automática do processo de impeachment. Caso aprovada, a lei passaria a vigorar da seguinte forma:

Art. 44. Recebida a denúncia contra Ministro do Supremo Tribunal Federal, o Presidente do Senado Federal a remeterá imediatamente à Comissão Especial, salvo se esta estiver assinada pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, hipótese em que o processo de impeachment será automaticamente aberto, independentemente de deliberação do Presidente do Senado Federal. (NR).

No documento, Júlia ainda afirma que o mecanismo de abertura automática assegura uma maior representatividade e reflete a vontade coletiva dos representantes.

Recomendados para você

Morre delegado alvejado por criminosos em Criciúma

Morre delegado alvejado por criminosos em Criciúma

A notícia foi confirmada há poucos instantes.

Ladrões rendem vendedor de cachorro quente e roubam mais um veículo em Criciúma

Ladrões rendem vendedor de cachorro quente e roubam mais um veículo em Criciúma

A ocorrência está em andamento.

Empresa de Araranguá expande negócios após aporte de investimento

Empresa de Araranguá expande negócios após aporte de investimento

O objetivo é alavancar o desenvolvimento da empresa regional que já atende cerca de 900 clientes no país.