Deputada Júlia Zanatta propõe abertura automática de processo de impeachment de ministro do STF

O projeto de lei da parlamentar Júlia Zanatta sugere descentralizar o procedimento, que depende da aprovação do presidente do Senado.

Por Tcharlles Fernandes

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) apresentou na última segunda-feira, 26, um projeto de lei (PL) que sugere que processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam automaticamente iniciados se a maioria do Congresso Nacional assinar.

Atualmente, a legislação determina que o processo de impeachment deve ser aberto pelo presidente do Senado Federal. Ao longo das últimas legislaturas, dezenas de pedidos ficaram engavetados pelos sucessivos presidentes do Senado.

O atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por exemplo, impediu a votação de diversos pedidos contra Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso, presidente do STF.

De acordo com o PL de Júlia Zanatta, a atual redação da lei sobre o tema permite "eventuais bloqueios institucionais, impedindo que a vontade expressa da maioria do Congresso Nacional seja atendida.

O projeto de lei propõe alterar a Lei 1.079, de 10 de abril de 1950, que trata dos crimes de responsabilidade, para permitir a abertura automática do processo de impeachment. Caso aprovada, a lei passaria a vigorar da seguinte forma:

Art. 44. Recebida a denúncia contra Ministro do Supremo Tribunal Federal, o Presidente do Senado Federal a remeterá imediatamente à Comissão Especial, salvo se esta estiver assinada pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, hipótese em que o processo de impeachment será automaticamente aberto, independentemente de deliberação do Presidente do Senado Federal. (NR).

No documento, Júlia ainda afirma que o mecanismo de abertura automática assegura uma maior representatividade e reflete a vontade coletiva dos representantes.

Recomendados para você

Criminosos invadem residência e roubam veículo em Criciúma

Criminosos invadem residência e roubam veículo em Criciúma

Apesar do susto, ninguém se feriu.

Família de vítima assassinada paga R$ 100 mil por informações que leve à prisão de bandido criciumense

Família de vítima assassinada paga R$ 100 mil por informações que leve à prisão de bandido criciumense

Quem tiver informações pode entrar em contato com disque denúncia através do número 181.

Quatro assaltos são registrados em Criciúma em menos de 24h

Quatro assaltos são registrados em Criciúma em menos de 24h

Um bandido foi preso.