Justiça determina que perfil do portal Melhores Publicações no Instagram volte ao ar após ser desativado sem justificativa

O portal foi representado pelos advogados Jefferson Monteiro e Mariana Corrêa Ronsani.

Por Tcharlles Fernandes

O desembargador Saul Steil, da 3ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), através de uma decisão liminar, determinou que o perfil do portal Melhores Publicações, hospedado no Instagram, fosse reativado.

A decisão do desembargador, proferida na última terça-feira (21), considerou a procedência do pedido realizado em forma de tutela antecipada de urgência.

Entenda o caso

No dia 5 de janeiro, o Facebook, empresa que administra o Instagram, desabilitou a conta do portal sem apresentar motivos plausíveis que pudessem justificar a medida extrema.

Por conta dos fatos, através dos advogados Mariana Corrêa Ronsani e Jefferson Monteiro, uma ação judicial foi movida contra empresa, solicitando uma medida cautelar de urgência para que o perfil voltasse ao ar.

Em sua decisão, Steil analisou e acatou a tese dos advogados representantes do portal.

Parte da decisão proferida pelo desembargador Saul Steil.

Casos semelhantes

Em todo país, milhares de casos semelhantes envolvendo a desativação de contas sem justificativa vem fazendo com que o poder judiciário tenha que reparar os danos causados pela plataforma. O advogado Jefferson Monteiro esclarece que casos como esse são passíveis de indenização financeira.

A decisão judicial restabelece não apenas o acesso do portal Melhores Publicações à sua principal ferramenta de comunicação, mas também reforça a necessidade de respeito aos direitos dos usuários por parte das grandes plataformas. O portal Melhores Publicações desempenha um papel essencial na disseminação de informações relevantes para a comunidade, sendo uma fonte confiável para mais de 140 mil seguidores. A suspensão injustificada do perfil causou graves prejuízos econômicos e comprometeu o direito da população ao acesso à informação, o que pode configurar, inclusive, dano moral passível de reparação. Essa reativação é uma vitória para a liberdade de expressão e para o direito de acesso à informação, pilares indispensáveis para uma sociedade democrática, disse o advogado.

O perfil foi reativado por volta das 12h desta quarta-feira (29).

Recomendados para você

Bandidos são presos após assaltar residência e espancar vítimas em Criciúma

Bandidos são presos após assaltar residência e espancar vítimas em Criciúma

A ocorrência está em andamento.

Homem de 27 anos morre em acidente na BR-101 em Içara

Homem de 27 anos morre em acidente na BR-101 em Içara

A vítima morreu na hora.

Samu de Morro da Fumaça faz parto em ambulância

Samu de Morro da Fumaça faz parto em ambulância

A ocorrência foi registrada na tarde deste domingo.