A Superintendência da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) de Criciúma realiza, desde às 19h desta sexta-feira (11), uma operação que visa fiscalizar motocicletas com escapamentos irregulares.
Segundo o diretor da DTT, Frank Bez Fontana, operações como a de hoje serão feitas regularmente ao longo do ano, visando trazer mais segurança e eficiência para o trânsito de Criciúma.
Além de coibir práticas irregulares, também queremos conscientizar os motoristas sobre a importância de seguir o que a Lei e o Código de Trânsito Brasileiro determinam, declara Fontana.
Em Criciúma, há cerca de 31 mil motocicletas cadastradas e, na primeira ação de fiscalização realizada em 2025, a Diretoria de Trânsito e Transportes abordou 200 motociclistas, sendo que destes, 35 tiveram seu veículo apreendido por apresentarem irregularidades.
A operação, que foi previamente divulgada pela DTT através da imprensa, se estenderá até às 23h, alternando os locais.
Abordagem
Durante o período em que a reportagem esteve em um dos pontos da operação, foi possível ver o superintendente de trânsito do município, Edno Carmélio Dutra, abordando efetivamente motocicletas que passavam pela rua Joaquim Nabuco, no bairro Michel.
O cargo de Superintendente de Trânsito, criado em dezembro de 2024, é de natureza administrativa e gerencial, voltado à coordenação, planejamento e supervisão das atividades do setor. Não está previsto, na competência do cargo superintendente de trânsito, abordagem a qualquer tipo de veículo.
Quem pode fazer abordagens de trânsito?
Conforme o CTB, a abordagem de trânsito só pode ser feita por agentes de trânsito municipais, guarda civis (Polícia Municipal), Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal.