A relação entre homem preso em Garopaba e a facção mais violenta do RS

Durante quase três décadas, a região foi disputada pelas famílias Bragé e Miranda, que comandavam negócios lícitos e ilícitos.

Por Tcharlles Fernandes

Um dos sobrenomes de Michel Renan Bragé de Oliveira, incorporado ao seu apelido, Bragé da Bonja, há muito tempo é bastante conhecido pela Polícia Civil gaúcha e pela comunidade do bairro Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre.

Durante quase três décadas, a região foi disputada pelas famílias Bragé e Miranda, que comandavam negócios lícitos e ilícitos.

 

A Polícia Civil bem que tentava combater os conflitos entre os grupos. Diversas operações, principalmente no início da década passada, foram realizadas a fim de prender os envolvidos. Contudo, bastava os policiais deixarem o local para que novos tiroteios fossem iniciados.

Entre os anos de 2007 e 2008, aos poucos, a guerra entre as famílias perdia o protagonismo na criminalidade do Bom Jesus. Um novo grupo, sem afinidade familiar, com muitos jovens e adolescentes em sua base, começava a se expandir e, por meio da força, a dominar os negócios ilícitos do bairro, principalmente o tráfico de drogas.

Os próprios Miranda e Bragé, que tentavam resistir, acabaram sucumbindo ao poderio da nova quadrilha. Era o nascimento de uma das maiores e mais violentas facções criminosas do Estado. Nas execuções, costumavam dar os chamados "tiros de esculacho", no rosto da vítima, para obrigar a realização de velórios com caixões fechados.

Bragé da Bonja, envolvido na morte da menina Alice e no desaparecimento da modelo Nicolle, aderiu ao grupo e, em nome deste, praticou os crimes.

Recomendados para você

Polícia Civil localiza mais de 100 pés de maconha

Polícia Civil localiza mais de 100 pés de maconha

No final da tarde desta segunda-feira, dia 19, a Polícia Civil de Garopaba, com apoio do...

Quebrando a banca

Quebrando a banca

Em ação conjunta, as Polícias Civil e Militar apreenderam na manhã desta quinta-feira, dia...