Ministério Público impugna 749 candidaturas com base na Ficha Limpa

Balanço divulgado nesta terça-feira mostra tentativa de barrar 2,6 mil candidatos, no total.

Por Redação

O Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnou 749 candidaturas nas eleições de 2018 com o argumento de que elas descumpriam a Lei da Ficha Limpa. Balanço divulgado nesta terça-feira pelo órgão destaca que, ao todo, o Ministério Público tenta barrar 2.636 registros de candidatura, o equivalente a 9,1% do total de inscritos na disputa.

Há ainda 174 impugnações com base na Lei da Ficha Limpa que tiveram como argumento a rejeição de contas públicas por tribunais de contas. Nesse caso, o MPE contou com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) para identificar os políticos nesta situação que buscavam concorrer.

Fora desta lei específica, o MPE destaca a realização de 105 impugnações com base na regularidade de atos partidários. Dentre estas contestações estão casos de partidos e coligações que não cumpriram a exigência de indicar no mínimo 30% de mulheres para a disputa.

 

Recomendados para você

Candidato a vereador da Quarta Linha é destaque em site criado por Jair Bolsonaro

Candidato a vereador da Quarta Linha é destaque em site criado por Jair Bolsonaro

Ademir Honorato aparece em destaque no site lançado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Vagner Espíndola diz que Clésio Salvaro é o primeiro preso político de Criciúma

Vagner Espíndola diz que Clésio Salvaro é o primeiro preso político de Criciúma

O evento reuniu cerca de 300 pessoas.

Saiba por que Clésio Salvaro não foi preso durante as investigações do Gaeco

Saiba por que Clésio Salvaro não foi preso durante as investigações do Gaeco

Conforme a denúncia do MPSC, Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, teria participado ativamente de todo o esquema de fraudes que visava beneficiar o grupo Crematório Catarinense e Bom Jesus.