Site de cunho esquerdista é condenado a pagar indenização a deputada Júlia Zanatta

A decisão foi proferida na tarde dessa quarta-feira.

Por Tcharlles Fernandes

A deputada federal criciumense Júlia Zanatta (PL) venceu mais uma ação judicial contra um site de cunho político voltado ao público de esquerda.

Em março de 2023, a jornalista Caroline Stefani, funcionária do site Diário do Centro do Mundo, publicou nas plataformas da empresa uma matéria intitulada “deputada bolsonarista posta foto com metralhadora e incita violência contra Lula”. Em anexo na matéria, além de uma imagem que Júlia postou em suas redes sociais, havia um trecho que dizia a parlamentar catarinense era conhecida por postar "notícias falsas".

A ação foi ajuizada no 1° Juizado Especial Civil da Comarca de Florianópolis e, em abril de 2024, o juiz Cláudio Broering condenou a empresa detentora do site ao pagamento de R$ 15.000,00 a título de indenização por danos morais.

A matéria divulgada pela parte requerida extrapola a prerrogativa de informação e crítica, características essas inerentes aos órgãos de imprensa, haja vista que as afirmações de que a autora estaria incitando a violência e seja uma pessoa conhecida por divulgar notícias falsas representam, na realidade,
um juízo de valor do noticiário réu acerca da pessoa e das condutas da demandante, destacou o juíz.

A empresa chegou a recorrer da decisão, mas na tarde dessa quarta-feira (13), por unanimidade, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a decisão de 1° grau, reduzindo a indenização ao valor de R$ 5.000,00.

Recomendados para você

Decreto que flexibiliza posse de armas pode sair nesta semana

Decreto que flexibiliza posse de armas pode sair nesta semana

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o presidente tem pressa porque o tema 'é um compromisso dele'.

STF mantém cancelamento de 125 mil títulos de eleitores catarinenses

STF mantém cancelamento de 125 mil títulos de eleitores catarinenses

O número de eleitores este ano deve ultrapassar mais de 147 milhões.

Ministério Público impugna 749 candidaturas com base na Ficha Limpa

Ministério Público impugna 749 candidaturas com base na Ficha Limpa

Balanço divulgado nesta terça-feira mostra tentativa de barrar 2,6 mil candidatos, no total.