“Informações falsas”: justiça manda retirar do ar Fake News propagada pelo Intercept Brasil contra deputada Júlia Zanatta

A decisão foi proferida pela 2ª Vara Cívil da Comarca de Imbituba (SC).

Por Redação


Por conter informações falsas, a justiça determinou que a matéria publicada pelo Intercept Brasil fazendo referências difamatórias contra uma secretaria parlamentar da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) seja retirada do ar no prazo de 24 horas. 

A decisão foi proferida na noite dessa quinta-feira (28) pelo juiz Felipe Agrizzi Ferraço, da 2ª Vara Cívil da Comarca de Imbituba (SC).

Conforme despacho do magistrado, a matéria publicada contém informações falsas com supostas imputações de ilegalidades que não foram praticadas pela assessora de Zanatta. 

Por conta da Fake News, o juiz determinou que o Intercept Brasil, sob pena de multa diária de R$ 5.000, retire do site e de suas redes sociais a matéria inverídica. 

Entenda o caso

No dia 12 de agosto, a agência de notícias Intercept Brasil, por meio do seu site e de suas plataformas hospedadas nas redes sociais, publicou uma matéria intitulada "A nutricionista da deputada", a qual associou de forma pejorativa e difamatória a imagem de uma secretaria parlamentar da deputada Júlia Zanatta. 

A matéria sugeria que a assessora de Zanatta praticava irregularidades e práticas ilícitas por fazer atendimentos em uma clínica de nutrição enquanto estava vinculada ao gabinete da deputada. 

Por conta dos fatos, Zanatta chegou a se pronunciar e disse que não havia nenhuma irregularidade, tratando-se de mais uma Fake News divulgada pelo site. A parlamentar ajuizou uma ação de reparação contra a agência de notícias. 

Procurado, o Intercep Brasil não se manifestou sobre a decisão até o momento. O espaço segue aberto.

Recomendados para você

Mesmo após confusão envolvendo apoiadores, pesquisa mostra que Neginho poderá ser reeleito com uma das maiores vantagens do estado

Mesmo após confusão envolvendo apoiadores, pesquisa mostra que Neginho poderá ser reeleito com uma das maiores vantagens do estado

Os números foram divulgados pelo IPC.

Após ser solto, Clésio Salvaro pode ter descumprido medida cautelar imposta por Desembargadora

Após ser solto, Clésio Salvaro pode ter descumprido medida cautelar imposta por Desembargadora

O registro fotográfico entre os denunciados foi feito logo após Clésio deixar a prisão.

Clésio Salvaro é denunciado por associação criminosa e fraude em licitação em escândalo envolvendo a Central Funerária de Criciúma

Clésio Salvaro é denunciado por associação criminosa e fraude em licitação em escândalo envolvendo a Central Funerária de Criciúma

A denúncia já foi recebida.