Defensoria busca prisão domiciliar com tornozeleira para mais de 500 presos em SC

Pedidos partiram de uma força-tarefa nas unidades prisionais do Estado e ainda dependem de decisões judiciais

Por Redação

Uma força-tarefa da Defensoria Pública do Estado em unidades prisionais resultou em 538 pedidos de prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. As solicitações se basearam em um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) para os casos em que os detentos são submetidos a um regime prisional mais grave do que prevê a pena, na maioria dos casos devido à superlotação.

As autorizações para as prisões domiciliares, no entanto, ainda dependem das avaliações dos juízes de execução penal responsáveis por cada unidade. Além das tornozeleiras eletrônicas, a Defensoria Pública também formalizou 232 solicitações de antecipação do regime aberto e outras 107 de progressão de regime. Ao todo, foram formalizados mais de 1 mil pedidos relacionados aos processos de execução penal de aproximadamente 6 mil apenados.

A força-tarefa teve a participação de 27 profissionais da Defensoria entre 16 de julho e o último dia 21 de janeiro.

Recomendados para você

Homem é alvejado por disparos de arma de fogo no bairro São Luiz

Homem é alvejado por disparos de arma de fogo no bairro São Luiz

A ocorrência está em andamento.

Capotamento deixa mulher ferida na Via Rápida

Capotamento deixa mulher ferida na Via Rápida

A ocorrência está em andamento.

Imagens fortes: motorista atropela, mata cachorro e foge sem prestar socorro em Criciúma

Imagens fortes: motorista atropela, mata cachorro e foge sem prestar socorro em Criciúma

Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.