Câmara dos Deputados diz que é mentira que deputada Júlia Zanatta usou dinheiro público para contratar nutricionista

Segundo a câmara, trata-se de Fake News a matéria divulgada pelo Intercept Brasil.

Por Redação

A Câmara dos Deputados, através de uma publicação em seu site oficial, disse que trata-se de Fake News a “informação” divulgada pelo Intercept Brasil que afirmou que a deputada federal Júlia Zanatta (PL) teria contratado uma nutricionista para ser sua secretária parlamentar utilizando dinheiro público.

O cargo de nutricionista não está previsto no quadro de secretariado parlamentar da Câmara dos Deputados. Conforme estabelece o Ato da Mesa 72/1997, que trata das normas para contratação e atuação desses servidores, os secretários parlamentares prestam serviços de secretaria, de assistência e de assessoramento a deputadas e deputados – em Brasília ou no estado. Os 24 secretários parlamentares lotados no gabinete da deputada Júlia Zanatta estão contratados de acordo com as regras previstas na legislação interna. O Ato da Mesa 72/1997 prevê ainda que o parlamentar é responsável pela indicação dos funcionários que vão compor seu gabinete.

As atribuições dos secretários parlamentares envolvem atividades como atendimento às pessoas no gabinete; pesquisa; administração da caixa postal eletrônica e da agenda do deputado; condução de veículo de propriedade do parlamentar; elaboração de minutas de matérias legislativas e de pronunciamentos; assessoramento do parlamentar nas reuniões de comissões, audiências públicas, sessões do Plenário e outros eventos; acompanhamento de matérias legislativas de interesse do parlamentar; entre outras.

Na terça-feira (12), o Intercep Brasil havia divulgado uma “notícia” informando que Zanatta teria contratado uma nutricionista para ser sua secretária parlamentar, induzindo os leitores a acreditar que a profissional não trabalhava nas atividades para qual foi designada e estaria sendo paga com verba pública. Conforme apurado pela reportagem, por conta da situação, a deputada criciumense deve processar o Intercep.

Zanatta, em suas redes sociais, disse que a publicação ocorreu como forma de retaliação após ela ter ganhado uma indenização de R$ 23 mil da empresa de “notícias”.

Recomendados para você

Motociclista fica ferido em acidente registrado no bairro Michel

Motociclista fica ferido em acidente registrado no bairro Michel

As circunstâncias do acidente não foram informadas.

Tentativa de homicídio é registrada no bairro São Domingos, em Criciúma

Tentativa de homicídio é registrada no bairro São Domingos, em Criciúma

Até o momento ninguém foi preso.

Em andamento; criminosos fazem arrastão em Criciúma; três roubos foram registrados

Em andamento; criminosos fazem arrastão em Criciúma; três roubos foram registrados

Os bandidos estão em um veículo GM Celta preto, placa MMM-1231. Qualquer informação que ajude a polícia deve ser repassada via 190.