Câmara dos Deputados diz que é mentira que deputada Júlia Zanatta usou dinheiro público para contratar nutricionista

Segundo a câmara, trata-se de Fake News a matéria divulgada pelo Intercept Brasil.

Por Redação

A Câmara dos Deputados, através de uma publicação em seu site oficial, disse que trata-se de Fake News a “informação” divulgada pelo Intercept Brasil que afirmou que a deputada federal Júlia Zanatta (PL) teria contratado uma nutricionista para ser sua secretária parlamentar utilizando dinheiro público.

O cargo de nutricionista não está previsto no quadro de secretariado parlamentar da Câmara dos Deputados. Conforme estabelece o Ato da Mesa 72/1997, que trata das normas para contratação e atuação desses servidores, os secretários parlamentares prestam serviços de secretaria, de assistência e de assessoramento a deputadas e deputados – em Brasília ou no estado. Os 24 secretários parlamentares lotados no gabinete da deputada Júlia Zanatta estão contratados de acordo com as regras previstas na legislação interna. O Ato da Mesa 72/1997 prevê ainda que o parlamentar é responsável pela indicação dos funcionários que vão compor seu gabinete.

As atribuições dos secretários parlamentares envolvem atividades como atendimento às pessoas no gabinete; pesquisa; administração da caixa postal eletrônica e da agenda do deputado; condução de veículo de propriedade do parlamentar; elaboração de minutas de matérias legislativas e de pronunciamentos; assessoramento do parlamentar nas reuniões de comissões, audiências públicas, sessões do Plenário e outros eventos; acompanhamento de matérias legislativas de interesse do parlamentar; entre outras.

Na terça-feira (12), o Intercep Brasil havia divulgado uma “notícia” informando que Zanatta teria contratado uma nutricionista para ser sua secretária parlamentar, induzindo os leitores a acreditar que a profissional não trabalhava nas atividades para qual foi designada e estaria sendo paga com verba pública. Conforme apurado pela reportagem, por conta da situação, a deputada criciumense deve processar o Intercep.

Zanatta, em suas redes sociais, disse que a publicação ocorreu como forma de retaliação após ela ter ganhado uma indenização de R$ 23 mil da empresa de “notícias”.

Recomendados para você

Criciúma ocupa o primeiro lugar em crescimento de pessoas em situação de rua em SC

Criciúma ocupa o primeiro lugar em crescimento de pessoas em situação de rua em SC

Conforme o último levantamento, atualmente em Criciúma há 375 pessoas em situação de rua.

Por estar sujo e com uniforme do serviço, trabalhador é abordado e acusado de furto em atacadista de Criciúma

Por estar sujo e com uniforme do serviço, trabalhador é abordado e acusado de furto em atacadista de Criciúma

A Polícia Militar (PM) foi acionada e registrou um termo circunstanciado em desfavor do segurança.

Familiares e amigos criam página nas redes sociais pedindo por justiça para estudante morta durante ação da Polícia Civil em Criciúma

Familiares e amigos criam página nas redes sociais pedindo por justiça para estudante morta durante ação da Polícia Civil em Criciúma

Thamily será sepultada nesta segunda-feira (24), em Lauro Müller.