
O cenário político de Criciúma começa a se desenhar para as eleições de 2026. Pelo menos sete nomes aparecem, por enquanto, como pré-candidatos a deputado estadual, mirando uma das 40 cadeiras da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Os nomes colocados até o momento são: Aníbal Dário (PDT), Arlindo Rocha (PT), Clésio Salvaro (PSD), Guilherme Colombo (PL), Irani Alberton (PP), Jefferson Monteiro (Republicanos) e Jessé Lopes (PL).
A definição oficial das candidaturas ocorre apenas durante as convenções partidárias, previstas para Julho, mas as articulações políticas já estão em andamento nos bastidores.
Criciúma, com mais de 154 mil eleitores aptos a votar, é um dos maiores colégios eleitorais de Santa Catarina — ficando entre as cidades com maior número de pessoas registradas para votar no estado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar de ter um eleitorado expressivo, atualmente a cidade conta com apenas um representante efetivo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina: Jessé Lopes, natural de Criciúma, que exerce mandato de deputado estadual após ser reeleito em 2022 e representa a região na Alesc.