Pequenas empresas terão mais prazo para pagar impostos em cenário de calamidade pública

Câmara aprova projeto de lei com novas regras válidas também para micro empresas.

Por Tcharlles Fernandes

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 223/23, que aumenta os prazos para recolhimento de impostos por micro e pequenas empresas de localidades que tiverem estado de calamidade pública decretado.

A despeito de esforços envidados pelos governos municipais, estaduais e federais, visando contornar delicada situação, a população das localidades atingidas por esses violentos eventos da natureza é duramente castigada, disse a deputada Julia Zanatta (PL), autora do projeto.

Sendo que o trágico quadro confronta, também, com o das microempresas e das empresas de pequeno porte, inseridas no regime tributário diferenciado, denominado de Simples Nacional, completou a parlamentar.

As regras, de acordo com o texto, valem para o âmbito municipal, estadual e distrital. O prazo extra para o pagamento dos impostos é de seis meses além do vencimento original. A matéria segue agora para deliberação do Senado.

Recomendados para você

Sergio Moro deve aceitar convite de Bolsonaro para ser ministro

Sergio Moro deve aceitar convite de Bolsonaro para ser ministro

Juiz assumirá o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, uma fusão entre duas pastas que existem hoje. Com isso, a Polícia Federal ficará subordinada a ele.

Eleitores só podem ser presos em casos especiais a partir desta terça-feira

Eleitores só podem ser presos em casos especiais a partir desta terça-feira

A orientação está na legislação e prevista no calendário eleitoral.

STF mantém cancelamento de 125 mil títulos de eleitores catarinenses

STF mantém cancelamento de 125 mil títulos de eleitores catarinenses

O número de eleitores este ano deve ultrapassar mais de 147 milhões.