Necropsia aponta que homem que morreu em Içara estava com infecção generalizada; causa da morte não tem relação com agressões

O laudo foi confeccionado pela Polícia Científica.

Por Tcharlles Fernandes
29°  Batalhão de Polícia Militar, em Içara.

O Portal Melhores Publicações teve acesso, com exclusividade, ao laudo da necropsia realizada pela Polícia Científica (PCI) no corpo de Jhonatan Marque Votri, de 25 anos. Jhonatan morreu nesta quarta-feira, dia 10, no Hospital São Donato (HSD), em Içara.

Inicialmente, familiares e amigos do jovem informaram que ele havia morrido após ter sido agredido por policiais militares do Tático do 29° Batalhão de Polícia Militar (29°BPM), logo depois de uma suposta abordagem truculenta realizada pelos agentes no Centro do município içarense, na sexta-feira, dia 06.

Conforme a PCI, a causa da morte teria sido por septicemia e focos de infecção aguda pulmonar. A septicemia (ou sepse, o termo mais utilizado entre médicos) ocorre quando o sistema imune está tentando barrar o ataque de um micro-organismo em algum canto do corpo, mas acaba tento uma reação exagerada a ele. Essa resposta inflamatória exacerbada é capaz de prejudicar órgãos importantes, atrapalhando o funcionamento do organismo como um todo.

A sepse é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI) em todo o mundo, com estimativa de mais de 48 milhões de casos e 11 milhões de mortes anualmente. 

No laudo, consta também que no corpo de Jhonatan haviam marcas de agressão, porém não sendo o fator preponderante para o resultado morte.

Com a informação oficial, a Polícia Militar (PM), através da Corregedoria do 29°BPM continuará investigando a suposta abordagem mencionada pelos familiares de Jhonatan, porém descartando completamente o envolvimento de policiais com a morte.

Recomendados para você

Cinco pessoas morrem em acidentes nas rodovias federais de SC no fim de semana

Cinco pessoas morrem em acidentes nas rodovias federais de SC no fim de semana

Colisões aconteceram no Norte, na Grande Florianópolis e nas regiões Oeste e Extremo-Oeste do Estado entre sábado (23) e domingo (24).

Defensoria busca prisão domiciliar com tornozeleira para mais de 500 presos em SC

Defensoria busca prisão domiciliar com tornozeleira para mais de 500 presos em SC

Pedidos partiram de uma força-tarefa nas unidades prisionais do Estado e ainda dependem de decisões judiciais

PM diz que levou apenas duas horas para fechar acessos com o Paraná

PM diz que levou apenas duas horas para fechar acessos com o Paraná

Houve abordagem de 1.187 veículos e de 1.494 pessoas.