O bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, se manifestou, por meio de nota, sobre as acusações envolvendo o padre Jadilson Tasca, pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Demboski, em Criciúma.
A nota divulgada no início da noite desta quinta-feira, dia 1°, não informa se o padre Tasca foi afastado ou não de suas funções sacerdotais. Chama atenção, também, que o comunicado divulgado hoje é muito semelhante ao comunicado emitido pelo bispo no dia 19 de fevereiro, onde conversas atribuídas a um padre de Nova Veneza foram vazadas em grupos de WhatsApp e gerou preocupação na comunidade local.
Ao longo desta semana, a reportagem tentou contato inúmeras vezes com o bispo, porém ele não respondeu aos questionamentos relacionados às acusações imputadas contra o pároco do bairro Demboski. Uma reunião para tratar do assunto havia sido convocada pelo padre Jadilson na terça-feira (29), porém por ordem do bispo foi desmarcada.
Embora a reportagem tenha divulgado um vídeo que mostra o veículo da Diocese de Criciúma (que fica em posse do padre Tasca) no Morro da Céu, local conhecido por ser ponto de encontro entre homens gays que buscam por sexo casual entre si e, divulgado o relato de um fiel que diz que foi vítima de importunação sexual por parte do padre Jadilson Tasca no interior da Casa Paroquial do bairro Demboski, o bispo, em tom ameaçador, diz que o setor jurídico da diocese não medirá esforços para, em caso de inveracidade das acusações, responsabilizar os denunciantes.
Não há, até o momento, informações se Jadilson Tasca irá celebrar a missa de domingo na paróquia em que ele dirige. A reportagem acompanhará a celebração na igreja.
Defesa de Jadilson Tasca se manifesta
Por meio de nota, também no início da noite desta quinta-feira, dia 1°, a defesa do padre Jadilson Tasca se manifestou sobre o assunto.
A defesa afirma que as denúncias apresentadas pelo portal Melhores Publicações são vagas e imprecisas, fundamentadas em informações falsas, sem qualquer prova concreta que as corrobore.
A defesa também afirma que o padre é inocente e que Tasca não se manifestará sobre o assunto.
Nota divulgada pelo bispo hoje
Nota divulgada pelo bispo em 19/02
Nota divulgada pela defesa do padre Jadilson Tasca